sábado, julho 26, 2008

Dark Knight

E fui ver este filme cheio de expectativas. E não sai desiludido. Muito pelo contrário.

Heath Ledger surpreendeu-me. Foi provavelmente o Joker mais fiel que já vi e irei ver na minha vida. Perguntem-me se gostei. Direi que foi para além disso. Perguntem-me se adorei. Direi que parte de mim adorou. Porguntem-me o que achou a outra parte de mim.

Alegria, liberdade. Vi no Joker a verdadeira anarquia de ser, loucura personificada. E não fiquei repudiado. Fiquei interessado, fascinado, maravilhado. A personagem Jokerutiliza, para divertir-se, a natureza humana. Por debaixo da loucura existe um conhecimento profundo da natureza humana, da reacção humana. É esse conhecimento que o leva á loucura, talvez. O facto de saber como e porquê as pessoas reagem como reagem levaram-no a transcender o que é esperado de um ser humano, seja ele normal, psicopata, sociopata, autista, qualquer tipo de ser humano.

Bravo Heath Ledger. O ultimo acto dele, a ultima obra que fez, foi, sem sombra de duvida, mas grandiosa, magnifica e espectacular. Vão ver, e digam-me se estou errado. Ele sem duvida merece o Oscar.

Tenho de mencionar 2 aspectos marcantes do filme em relação ao Joker: O truque de magia de fazer desaparecer o lapis; e a parte do filme com o uniforme de enfermeira.

Fiquem bem, e lembrem-se:

Why so serious?...