segunda-feira, janeiro 04, 2010

Tokyo Vice, realidade japonesa

Uau.

Este livro abriu-me os olhos. Infelizmente eu andei, como muitos, com a ilusão de que o Japão era realidade um grande país.

Como estava redondamente enganado. Corrupção a níveis que não pensava nem imaginava possíveis, desrespeito a direitos humanos, preconceito, etc. Eu não vivia no Japão nem que me pagassem bem. Não depois de ler este livro.

Jake Adelstein foi um jornalista do Yomiuri Shimbun, o maior jornal do Japão, e possivelmente do mundo. Lá ele pode ver o submundo do Japão, e viu até onde a corrupção dos yakuza se entranhou. De jovem idealista até homem experiente, a viagem é dura e moralmente terrível. As coisas que ele relatou, que viveu, são devastadoras.

Pensamos que o Japão é um dos países mais seguros e avançados do mundo. Depende muito de como encaramos isso.

Os jornais não relatam as mortes de yakuzas ou gente relacionada com yakuzas. Prostitutas, muitas delas forçadas a escravidão sexual, imigrantes chineses, iranianos, coreanos; qualquer morte cuja a vitima seja um dos mencionados é ignorada. Apenas mortes de cidadãos "honestos" e estrangeiros de países importantes (U.S.A. e U.K. e França e assim) são referidos com grande alarido no jornal, mas estes são extremamente raros.

Assim criam a ilusão de segurança. Escondem o resto. Há que admirar a maneira como fazem isto, o completo desrespeito pela vida humana para conseguir uma imagem nacional bonita.

Japão, um país governado pela yakuza. Não acreditam? Os últimos 2 primeiros ministros eram filhos de yakuzas, e até houve ministros yakuza.

Portugal está mal, não haja duvida, mas bastou-me ler este livro para ver que ainda não chegamos (descemos) ao nível do Japão.

Tentem ler este livro. Duvido que haja traduzido para português, mas quem é que não lê inglês nos dias de hoje?

Gostam do Japão? Acham que é um país muito avançado em relação ao mundo, cultural e tecnologicamente? Leiam o livro e vejam o quanto avançou o Japão desde o tempo dos lordes feudais. Vão ver que não foi muito...

6 Comments:

Blogger Akujin said...

Well acredito, mas se alguém vasculhar o "submundo" de qualquer país, especialmente os maiores, chega à conclusão que está podre. A corrupção existe get over it. Pinto da Costa ftw!

Also, não acredites em tudo o que lês, já parece aquela altura em que eu li o NASA HOAX e fiquei "OMFGGGFGFFGG!"

04/01/2010, 16:50:00  
Anonymous Agora Load said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

04/01/2010, 23:39:00  
Blogger Turain said...

Quanto ao comentário eliminado, NINGUÉM ME LIXA O BLOG DAQUELA MANEIRA!!!!

05/01/2010, 00:48:00  
Anonymous Anónimo said...

Pelo amor de Deus! O amigo acima está certo: nem tudo é rosas, a corrupção é universal. Mas, por favor, nem pense em juntar-se aos inimigos por não poder vencê-los!
É meio difícil fazer justiça nesse mundode hoje, mas a esperança é a última que morre, não é?
Beeijos ♥ !
PS: espero que não se importe se eu resolver te seguir... vc tem idéias e ideais que me surpreenderam.

23/01/2010, 16:27:00  
Blogger Turain said...

Não me importo, estás à vontade

23/01/2010, 17:26:00  
Anonymous André said...

Tu queres é ir pa lá violar as gajas nos stripclubs, quem é que queres enganar, tarado dum crl. Qual submundo qual quê, o que queres sei eu, andar ali a papa-las e a matar malta à katanada

21/06/2010, 15:33:00  

Enviar um comentário

<< Home